Translate

6 de agosto de 2016

CANCER DE MAMA CONHEÇA OS SINTOMAS E TRATAMENTOS

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama representa o principal tipo de câncer na mulher. Este geralmente apresenta um bom índice de cura, principalmente quando diagnosticado em sua fase precoce. 
Geralmente o tumor se inicia na mama, pode atingir a axila e até mesmo aparecer em outros órgãos, fato que chamamos de metástases.
A extensão do tumor determina a forma de tratamento. Assim estimula-se a medidas de autocuidado da mama como o autoexame e a mamografia.


Quais os principais fatores de risco?
Os principais fatores de risco constituem o sexo feminino, a idade (> 50 anos), história familiar (primeiro ou segundo grau direto) ou pessoal: ausência de filhos, primeira gravidez após os 30 anos, uso de hormônios externos, consumo de álcool, doença mamária prévia, radiação torácica e obesidade. 
Geralmente a possibilidade da população geral de desenvolver câncer de mama é de 1 em cada 10 mulheres ao longo de suas vidas, porém outro número a se considerar é que em geral a taxa anual é de 50 casos para cada 100.000 mulheres/ ano. O câncer de mama também acomete os homens, no entanto é raro, representando apenas cerca de 1% dos casos.
A associação de riscos eleva a possibilidade de câncer, mas esta não é uma condição absoluta. É necessário saber que riscos existem, porém deve-se principalmente ficar atento aos cuidados com a mama.


Quais são os sinais e sintomas?
Geralmente o câncer de mama aparece como uma massa ou tumoração palpável Esse material é encaminhado para a biópsia a fim de confirmar o diagnóstico. O fato é que nem toda a massa é câncer, porém na presença de uma massa ou tumoração mamária a mulher deve procurar um ginecologista ou mastologista.
Outros sintomas menos frequentes constituem o endurecimento mamário, a presença de secreção pelo mamilo com aspecto de água de rocha ou sangue e o aparecimento de gânglios axilares.


Como prevenir este tipo de câncer?
A melhor maneira de se prevenir constitui a realização de medidas de autocuidado da mama. Assim sugere-se a realização do autoexame da mama mensalmente, o qual deve ser realizado pelo menos uma semana após o período menstrual. Na presença de alguma anormalidade, um médico deverá ser procurado. 
A principal maneira de se prevenir o câncer de mama é a realização do exame de mamografia. Esse exame favorece o diagnóstico precoce e a elevação nas taxas de cura. Assim sugere-se a realização do exame de mamografia de maneira regular (anualmente) a partir dos 40 anos de idade.


Como é o tratamento?
O tratamento é multidisciplinar. Assim geralmente a mulher será tratada com um cirurgião, um oncologista clínico e um radio-oncologista. A ordem do tratamento depende das condições em que o tumor foi diagnosticado.
No que se refere ao tratamento cirúrgico pode-se retirar toda a mama ou parte dela, da mesma forma que na axila, onde pode-se realizar a retirada de um linfonodo (linfonodo sentinela), ou a retirada de todos os linfonodos. O tratamento depende das características do tumor quando se realizou o diagnóstico. 
No que se refere a oncologia clínica, a paciente poderá ser submetida a um tratamento após a cirurgia (tratamento adjuvante), ou antes da cirurgia (tratamento neoadjuvante). Da mesma forma pode ser submetida a quimioterapia, hormonioterapia e tratamento alvo-específico. Tudo depende das características do tumor. 
O mais importante a se saber sobre o tratamento constitui o fato que este se tornou multidisciplinar e multimodal (com a participação de vários profissionais), fato este que tem elevado as taxas de cura.
Informação  e creditos para o site https://www.hcancerbarretos.com.br
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESSES ARTIGOS:

Nenhum comentário:

Assuntos do Blog

botox caseiro (7) bronze a jato (1) calvice capilar (1) cancer (2) cancer de mama (2) cancer de pele (2) como acabar com a candidiase (1) como acabar com a celulite (5) como acabar com a queda de cabelo (7) como acabar com a rachadura dos pés (2) como acabar com as manchas (12) como acabar com as rugas (17) como acabar com as verrugas (1) como acabar com o corrimento (1) como bronzear rapido (1) como chapar a barriga (3) como clarear os dentes (2) como curar a calvice (1) como curar candidiase (1) como curar insonia (1) como curar o cancer (2) como curar pé rachado (1) como deixar o pé lisinho (2) como dormir melhor (1) como emagrecer rapido (17) como fazer o cabelo crescer mais rapido (14) como fazer um peeling caseiro (2) como ficar bronzeada sem sol (1) como ficar com a pele lisinha (10) como raspar os tartaros (1) como remover tartaro em casa (1) como secar a barriga (3) como ter cabelo gigante (13) como ter os dentes brancos (2) como ter sono tranquilo (1) como tirar tartaro (1) como tratar a alopcia (1) como tratar a celulite (3) como trincar a barriga (3) comoacabarcomespinhas (2) corrimento vaginal (1) cravos (1) detox (5) dicas caseiras (6) dieta (9) dieta dukan (5) doenças sexuais (1) ervas naturais (2) espinhas (2) fissuras nos pés (2) furos na bunda (1) gordura abdominal (4) insonia (1) linhas de expressão (1) mal halito (1) manchas de espinhas (11) manchas de idade (10) manchas no rosto (16) melasma (4) melasmas na pele (16) peeling caseiro (2) pele bonita (26) pele bronzeada (1) pele lisinha (20) queimargordura (4) receita caseira (1) remedio caseiro (2) rugas (15) segredo para crescer o cabelo (14) spirulina (1) suco detox (6)

Total de visualizações no Blog

GOSTOU? QUER RECEBER AS POSTAGENS EM PRIMEIRA MÃO? COLOQUEI SEU EMAIL AQUI